A Câmara Municipal de Campo Grande deu início às ações da campanha Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de difundir informação e combater o preconceito, a Casa de Leis intensificou a divulgação de materiais informativos e reforçou seu compromisso com a inclusão, além de apoiar iniciativas voltadas às pessoas com TEA.

O presidente da Câmara, vereador Papy (PSDB), é um dos principais defensores da causa autista na cidade. Desde que assumiu seu mandato, ele propôs mais de 10 leis que beneficiam diretamente esse público, contribuindo para avanços nas políticas públicas locais.

Entre os projetos já aprovados estão a criação de um censo dos estudantes com TEA, a implementação do ‘calm zone’, a inclusão do símbolo do autismo nas placas de estacionamento e a retomada do grupo que discute educação para crianças autistas.

Outro ponto de destaque na atuação do parlamentar foi a defesa dos direitos das crianças com TEA na rede de ensino. Papy liderou debates e intervenções quando a troca do Auxiliar Pedagógico Especializado (APE) pelo Assistente de Educação Inclusiva (AEI) gerou impactos negativos para estudantes e suas famílias. A mobilização resultou na contratação de novos profissionais e na realização de um processo seletivo para suprir a demanda.

O Abril Azul tem relação direta com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante todo o mês, a Câmara Municipal de Campo Grande seguirá promovendo ações para fortalecer a discussão sobre o TEA e garantir avanços na inclusão e no respeito às pessoas com autismo na sociedade.