O atentado sofrido por Donald Trump deve trazer novos desafios para os Democratas na corrida eleitoral americana, segundo a analista da CNN Fernanda Magnotta. A especialista avalia que o partido do presidente Joe Biden ficará “refém’ de uma narrativa heroica” que Trump provavelmente assumirá durante a campanha.
Magnotta destaca três principais frentes que devem ser observadas após o incidente:
Em primeiro lugar, a campanha republicana já começou a construir uma narrativa em torno de Trump como um ‘herói’ que se colocou em risco pela América, chegando até a invocar elementos religiosos.
Do lado democrata, a analista prevê uma “grande paralisia” e dificuldade em reorientar a estratégia. O partido já retirou alguns anúncios televisivos programados que atacavam Trump, temendo um efeito negativo neste momento de comoção.
“Os democratas vão ficar um pouco órfãos do que dizer sobre o Trump, afinal de contas, já vinham sendo colocados numa situação difícil com a necessidade de provar a capacidade e as condições do Joe Biden e agora vão se ver reféns do fato de que o adversário assume essa característica vista como heroica”, explica Magnotta.
Por fim, a especialista ressalta a importância de observar como o episódio repercutirá entre os eleitores. Existe a possibilidade de que o atentado gere comoção e atraia mais apoio para Trump, mas também pode haver uma mobilização do lado democrata em resposta.
Magnotta lembra que, historicamente, presidentes que sofreram atentados durante campanhas tendem a sair fortalecidos. No entanto, ela pondera que o contexto atual é muito particular e o resultado pode ser diferente.
“É muito importante que a gente fique atento nesse momento para como as narrativas vão se produzir”, conclui a analista, destacando a habilidade de Trump em contar histórias e definir a agenda eleitoral. Segundo ela, o ex-presidente agora terá ainda mais espaço para ser o protagonista dessa narrativa.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024
Compartilhe: