CNN Brasil

Israel enviará negociadores para participar de uma reunião no dia 15 de agosto para tentar alcançar um acordo sobre a libertação de reféns e um cessar-fogo em Gaza, disse o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu na sexta-feira (8).

“Seguindo a oferta dos Estados Unidos e dos mediadores, Israel enviará no dia 15 de agosto a delegação de negociadores para o local a ser determinado, a fim de finalizar os detalhes e implementar o acordo preliminar”, afirmou o escritório de Netanyahu.

Acordo próximo de ser concluído

Em uma coletiva de imprensa na quarta (7), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse que os negociadores estão “mais perto do que nunca” de um acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

A declaração veio após o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, dizer na terça-feira (6) que as negociações por um acordo de libertação dos reféns mantidos em Gaza e um cessar-fogo na região estão no “estágio final”.

Ao ser questionado por um repórter durante uma coletiva na Casa Branca, Kirby disse que a proposta é positiva tanto para Israel quanto para o Hamas, e pediu que ambas as partes aceitem os termos.

“Sempre falamos sobre estas negociações de cessar-fogo como ‘o mais próximo que já estivemos’, as lacunas são pequenas o suficiente para que possam ser fechadas […] Estamos mais perto do que nunca, por isso falamos desta forma”, afirmou o porta-voz.