Dinheiro é depositado na conta informada pelo contribuinte na declaração - Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

Consulta foi aberta nesta segunda-feira e 71.560 sul-mato-grossenses serão contemplados

O terceito lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) contemplará 71.560 contribuintes em Mato Grosso do Sul, totalizando o valor de R$ 79.519.018,35.

A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (23) a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição de 2021.

O crédito bancário será realizado no dia 30 de julho, na conta informada durante a declaração do imposto.

Recebem a restituição neste lote os contribuintes que têm prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também recebem a restituição neste lote os contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio deste ano.

Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

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Em todo o Brasil, 5.068.229 contribuintes receberão a restituição neste lote, totalizando o valor de R$ 5,8 bilhões.

Consulta

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal.

No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.

Na consulta também é possível ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.

Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.

Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.

Fonte Correio do Estado