No domingo, houve filas para vacinação de adolescentes - Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Vacinação para o público abaixo de 18 anos foi aberta no sábado, em Campo Grande

A vacinação para pessoas adolescentes, abaixo de 18 anos, tem tido grande procura, segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Com cerca de 100 mil pessoas que já tiveram o calendário aberto, mas não buscaram a imunização, a vacinação dos jovens gerou preocupação por uma possível baixa procura.

No entanto, segundo José Mauro Filho, a procura nos polos de vacinação está alta.

“Acredito que está dentro do esperado, a gente abriu ontem e quase 7 mil pessoas se vacinaram”, disse o secretário.

Últimas notícias

Ainda segundo José Mauro Filho, o objetivo é que o maior número de pessoas se imunizem contra a Covid-19 na Capital.

Desta forma, assim como ocorreu no último fim de semana, a vacinação itinerante, com equipes que percorrem bairros em busca ativa da população não vacinada, também irá atrás de adolescentes que não puderem ir aos locais no dia que abrir o calendário.

Ele pediu ainda apoio dos pais para que levem os filhos para se vacinarem.

“Vamos em busca de todos aqueles que queiram vacinar, o importante é dar o acesso as pessoas e falar a linguagem dessa faixa etária. Os pais entram em cena demonstrando a importância da vacinação”, disse o secretário.

A imunização para os adolescentes sem comorbidades começou no último sábado (14), com a imunização de pessoas a partir de 17 anos. Nesta segunda-feira (17), o público são adolescentes a partir de 16 anos.

Conforme o secretário, a expectativa é baixar a idade e abrir para 15 anos ainda hoje.

Pessoas acima desta idade e que ainda não se vacinaram também podem procurar uma unidade de saúde ou polo de vacinação para tomar a vacina.

Para os adolescentes, apenas a vacina da Pfizer é aplicada. A imunização seguirá até atingir a faixa etária de 12 anos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é para que os adolescentes compareçam aos locais de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Ambos devem apresentar os documentos comprobatórios de vínculo familiar, como certidão de nascimento, tutela ou outro documento que indique a filiação.

Vacinação

Desde o início da campanha de vacinação e até a manhã desta segunda, 562.005 campo-grandenses foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Campo Grande, e 364.564 já tomaram as duas doses ou dose única.

Com isso, Campo Grande já aplicou 926.569 doses de vacinas no total.

Os números indicam que 62,03% campo-grandenses estão vacinados e 40,23% imunizados, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Sesau.

Fonte Correio do Estado